+55 11 91128-8899   +55 11 4560-6686  contato@schiefler.adv.br

logologologo
  • Página inicial
  • O Escritório
  • Áreas de atuação
  • Equipe
  • Publicações
  • Fale conosco
  • Página inicial
  • O Escritório
  • Áreas de atuação
  • Equipe
  • Publicações
  • Fale conosco
logologologo
  • Página inicial
  • O Escritório
  • Áreas de atuação
  • Equipe
  • Publicações
  • Fale conosco
  • Página inicial
  • O Escritório
  • Áreas de atuação
  • Equipe
  • Publicações
  • Fale conosco
Sancionada Lei que Institui o Sistema de Compras Expressas (Sicx) e Altera a Lei de Licitações

Sancionada Lei que Institui o Sistema de Compras Expressas (Sicx) e Altera a Lei de Licitações

Equipe técnica do escritório Schiefler Advocacia

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24/11/2025) a Lei nº 15.266/2025, que institui o Sistema de Compras Expressas (Sicx). A norma altera a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) para introduzir o comércio eletrônico como modalidade de credenciamento, visando desburocratizar a aquisição de bens e a contratação de serviços padronizados pela Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.

A nova legislação busca conferir maior agilidade e eficiência às contratações públicas, adotando uma lógica de marketplace governamental. O objetivo é reduzir barreiras operacionais e custos de transação, facilitando o acesso de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPEs) e Microempreendedores Individuais (MEIs) ao mercado de compras governamentais.

Principais pontos da nova legislação:

  • Credenciamento via Comércio Eletrônico: A lei formaliza o uso de plataformas de e-commerce para credenciamento em licitações, modernizando o processo de escolha de fornecedores.
  • Foco em Itens Padronizados: O sistema é voltado exclusivamente para bens e serviços comuns, cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital.
  • Regulamentação Pendente: Caberá ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) regulamentar os aspectos operacionais da plataforma, incluindo:
    • Regras de uso e credenciamento;
    • Definição de preços e critérios de padronização;
    • Prazos de entrega e condições de pagamento (limitado a 30 dias);
    • Aplicação de eventuais sanções.
  • Integração com o Contrata+Brasil: A medida visa expandir o alcance do programa Contrata+Brasil, que conecta pequenos negócios a compradores públicos, impulsionando a economia local.

A implementação do Sicx representa um passo significativo na transformação digital do Estado, exigindo atenção dos gestores públicos e do setor privado quanto às novas regras de compliance e procedimentos de venda para o governo que serão detalhados na regulamentação infra legal.


Está em busca de advocacia especializada em Licitações Públicas e Contratos Administrativos? Conheça o escritório Schiefler Advocacia, com atuação nacional, ampla experiência em casos relevantes e uma equipe técnica de excelência. Entre em contato.

Schiefler Advocacia

Este tema afeta você ou a sua empresa?

Atuamos em licitações, contratos administrativos, processos no TCU e direito administrativo sancionador, em todo o Brasil.

Fale com um especialista Conheça nossa atuaçãoou conheça o escritório

Receba análises como esta no seu e-mail

Newsletter quinzenal da Schiefler Advocacia.

Leia também
Fim da escala 6×1: o que muda nos contratos com o poder público19 out 2026
Concessionária que quebrou: Estado não paga a dívida automaticamente16 out 2026
Ressarcimento ao erário: STJ dispensa condenação prévia por improbidade7 out 2026
Como citar e referenciar este artigo:
SCHIEFLER ADVOCACIA. Sancionada Lei que Institui o Sistema de Compras Expressas (Sicx) e Altera a Lei de Licitações. São Paulo: Schiefler Advocacia, 2025. Disponível em: https://schiefler.adv.br/sancionada-lei-que-institui-o-sistema-de-compras-expressas-sicx-e-altera-a-lei-de-licitacoes/ Acesso em: 22 out. 2026
compras públicas Credenciamento direito administrativo Lei 14.133/2021 Lei 15.266/2025 MGI Sicx Sistema de Compras Expressas
Compartilhar
0
MPF e órgãos de controle publicam roteiro oficial para negociação de acordos de leniência com empresasArtigo Anterior
Acordo de sócios em sociedades limitadas: segurança e previsibilidadePróximo Artigo
Schiefler Advocacia

Soluções jurídicas de alta qualidade técnica e compromisso com a excelência. Atendimento em todo o Brasil.

Links rápidos
  • O Escritório
  • Áreas de atuação
  • Equipe
  • Publicações
  • Contato
  • Trabalhe conosco
Localização

Avenida Paulista, 726, 17º andar, cj. 1707
São Paulo (SP), CEP 01310-910

E-mail: contato@schiefler.adv.br
Telefone: +55 11 4560-6686
WhatsApp: +55 11 91128-8899
Schiefler Advocacia · © 2026 · Todos os direitos reservados.Política de privacidade

Schiefler Advocacia - 2024 | Todos os direitos reservados.