+55 11 91128-8899   +55 11 4560-6686  contato@schiefler.adv.br

logologologo
  • Página inicial
  • O Escritório
  • Áreas de atuação
  • Equipe
  • Publicações
  • Fale conosco
  • Página inicial
  • O Escritório
  • Áreas de atuação
  • Equipe
  • Publicações
  • Fale conosco
logologologo
  • Página inicial
  • O Escritório
  • Áreas de atuação
  • Equipe
  • Publicações
  • Fale conosco
  • Página inicial
  • O Escritório
  • Áreas de atuação
  • Equipe
  • Publicações
  • Fale conosco
STJ pacifica divergência: banco que atua como agente financeiro estrito não responde por atraso ou vício em obra imobiliária

STJ pacifica divergência: banco que atua como agente financeiro estrito não responde por atraso ou vício em obra imobiliária

Lucas Affonso

Em recente julgamento de embargos de divergência (EAREsp 2.422.743-BA), a Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) uniformizou o entendimento das turmas de Direito Privado e fixou que o agente financeiro em sentido estrito — na condição de credor fiduciário do empreendimento — não possui legitimidade passiva para responder a ações indenizatórias ajuizadas por compradores em virtude de atraso na entrega ou vícios de construção da obra.

 

A decisão encerrou a divergência da Quarta com a Terceira Turma e estabeleceu que a mera fiscalização do cronograma e a vinculação da liberação das parcelas do empréstimo à evolução das obras não transformam o banco em executor ou coparceiro do empreendimento.

 

Principais fundamentos da decisão:

  • Aplicação do art. 31-A, § 12, da Lei n. 4.591/1964: A legislação especial de incorporações imobiliárias prevê de modo expresso que a contratação de financiamento, a constituição de garantias (como alienação fiduciária das unidades) ou a cessão de recebíveis não transferem ao credor fiduciário as obrigações e responsabilidades próprias do incorporador ou do construtor.
  • Legítimo exercício de garantia contratual: O acompanhamento técnico e a liberação de recursos conforme o avanço físico da construção decorrem do direito e da prudência da instituição financeira para evitar fraudes, desvios ou perecimento da sua garantia econômica. Essa verificação periódica não se confunde com direção de engenharia nem com gestão da obra.
  • Inexistência de responsabilidade solidária presumida: Nos termos do art. 265 do Código Civil, a solidariedade não se presume; resulta da lei ou da vontade das partes. O STJ rejeitou a sobreposição genérica das regras da cadeia de consumo do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para afastar a norma específica da Lei de Incorporação Imobiliária.
  • Preservação do custo do crédito imobiliário: O colegiado destacou que transferir ao agente financeiro os riscos executivos da construção encareceria os financiamentos e inviabilizaria a concessão de crédito, pois exigiria que os bancos mantivessem equipes técnicas permanentes para fiscalizar diariamente a atuação técnica de terceiros.

 

Relevância para o mercado imobiliário

A decisão confere segurança jurídica às operações de crédito e desenvolvimento imobiliário, reforçando que as pretensões indenizatórias por descumprimento de prazos contratuais ou defeitos construtivos devem ser endereçadas à construtora e à incorporadora responsáveis pelo empreendimento.

Schiefler Advocacia

Este tema afeta você ou a sua empresa?

Atuamos em todo o Brasil, com atendimento em tempo real e equipe especializada.

Fale com um especialista Conheça o escritório

Receba análises como esta no seu e-mail

Newsletter quinzenal da Schiefler Advocacia.

Leia também
Nova lei do MEI traz perdão de dívidas federais, 2 funcionários e novo teto de faturamento de até R$ 140 mil6 nov 2026
Prompt injection em petição: STJ multa advogados por comando oculto6 nov 2026
IPTU de imóvel vendido sem registro: vendedor continua responsável6 nov 2026
Como citar e referenciar este artigo:
AFFONSO, Lucas. STJ pacifica divergência: banco que atua como agente financeiro estrito não responde por atraso ou vício em obra imobiliária. São Paulo: Schiefler Advocacia, 2026. Disponível em: https://schiefler.adv.br/stj-pacifica-divergencia-banco-que-atua-como-agente-financeiro-estrito-nao-responde-por-atraso-ou-vicio-em-obra-imobiliaria/ Acesso em: 06 nov. 2026
Agente Financeiro bancos obra imobiliária stj
Compartilhar
0
STJ afasta incidência de contribuição previdenciária sobre planos de Stock OptionArtigo Anterior
Marco Civil da Internet: STJ exige URL específica para remoção de conteúdo ofensivo e afasta responsabilidade objetiva de plataformas digitaisPróximo Artigo
Schiefler Advocacia

Soluções jurídicas de alta qualidade técnica e compromisso com a excelência. Atendimento em todo o Brasil.

Links rápidos
  • O Escritório
  • Áreas de atuação
  • Equipe
  • Publicações
  • Contato
  • Trabalhe conosco
Localização

Avenida Paulista, 726, 17º andar, cj. 1707
São Paulo (SP), CEP 01310-910

E-mail: contato@schiefler.adv.br
Telefone: +55 11 4560-6686
WhatsApp: +55 11 91128-8899
Schiefler Advocacia · © 2026 · Todos os direitos reservados.Política de privacidade

Schiefler Advocacia - 2024 | Todos os direitos reservados.

wpDiscuz