ESTRATÉGIA ELABORADA PELA UNIDADE DE DIREITO MIGRATÓRIO DO ESCRITÓRIO SCHIEFLER ADVOCACIA POSSIBILITOU QUE MÃE BRASILEIRA FOSSE AO CASAMENTO DO FILHO NOS ESTADOS UNIDOS
A Unidade de Direito Migratório do escritório Schiefler Advocacia, capitaneada pelo Advogado Eduardo de Carvalho Rêgo, atuou recentemente em processo administrativo instaurado perante o Consulado dos Estados Unidos para a obtenção de um visto de turismo. Embora a participação formal de advogados brasileiros no processo de obtenção do visto de turismo norte-americano seja limitada, o parecer jurídico elaborado pela equipe da Unidade de Direito Migratório acabou sendo decisivo na obtenção do visto pela parte interessada.
Na hipótese, após uma série de negativas do Consulado dos Estados Unidos, fundamentadas numa estadia excedente pretérita da requerente, uma mãe brasileira encomendou ao escritório Schiefler Advocacia um estudo sobre o caso, visando à elaboração de estratégia jurídica a ser utilizada na entrevista presencial, que ocorreu no final do último mês de abril, com o objetivo de obter autorização para comparecer ao casamento do filho nos Estados Unidos.
Utilizado como um contraponto às diversas negativas anteriores, o parecer explorou, entre outras coisas, os vínculos familiares, sociais e profissionais da requerente no Brasil, a demonstrar a sua intenção de não permanecer ilegalmente nos Estados Unidos após a expiração do prazo previsto em lei, bem como a relevância social e familiar do evento ao qual a requerente pretendia comparecer. Tudo acompanhado de farta documentação comprobatória das alegações e de resumo em inglês dos principais pontos explorados no parecer jurídico.
Além disso, nos dias que antecederam à entrevista do visto, foram realizados os necessários treinamentos, com simulação das perguntas que provavelmente seriam feitas pelos agentes consulares norte-americanos.
Os argumentos e documentos constantes no parecer foram apresentados pela requerente no dia da entrevista presencial e prontamente acolhidos pelos agentes consulares norte-americanos que, convencidos do propósito da viagem, concederam o visto de turismo à mãe brasileira, possibilitando a sua presença no casamento do filho, ocorrido no início deste mês de maio.